O jornal Diário do Grande ABC tentou criar um factoide contra o mandato do vereador de oposição ao governo, Ricardo Alvarez (PSOL), a fim de intimidar o trabalho combativo que o parlamentar tem realizado na Câmara Municipal.
Além de uma oposição vigorosa no parlamento andreense, Alvarez tem atuado também na esfera jurídica contra interesses políticos e financeiros em que questiona contratos e gastos públicos irregulares, cumprindo com o seu papel de fiscalizar o poder executivo.
A representação jurídica mais recente protocolada pelo vereador é um pedido, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo, de anulação da renovação automática, por 15 anos, do contrato de concessão das linhas de ônibus.
A renovação se mostra irregular uma vez que o contrato não prevê um plano de metas capaz de comprovar benefícios à prestação do serviço. O proprietário do Diário do Grande ABC, também dono de empresas de ônibus, é um dos beneficiados pelo esquema. Confira AQUI.
Em outra ação do vereador, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, foi obrigado a devolver R$ 30 mil aos cofres públicos por publicidade ilegal, veiculada no Diário do Grande ABC, que favorecia a primeira-dama do município durante a campanha eleitoral. Confira AQUI.
A esposa do prefeito também foi alvo de uma ação promovida pelo parlamentar na Justiça Eleitoral, com pedido de liminar de urgência, por abuso de poder político e econômico enquanto candidata a deputada estadual na última eleição. Confira AQUI.
Outra ação, que vincula a prefeitura e o Diário do Grande ABC, é sobre a propaganda enganosa feita com dinheiro público, em publicidade oficial nas páginas do jornal, patrocinada pela administração, com relação aos gastos públicos municipais. Confira AQUI.
Em nota, o Alvarez repudiou “a perseguição imposta contra o nosso mandato em virtude da combatividade que temos apresentado contra esses interesses” e declarou: “Não recuaremos!”.