A partir de um manifesto de setores culturais de Santo André, o vereador Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou uma INDICAÇÃO à prefeitura cobrando pelo atendimento urgente das demandas das Escolas Livres municipais.
O manifesto foi redigido pelas coordenações das Escolas Livres de Cinema e Vídeo, Dança e Teatro e encaminhado ao gabinete do vereador no último dia 13 de junho com uma lista de reivindicações e explicações sobre a atual condição das escolas.
“As Escolas Livres de Santo André tiveram o orçamento cortado em 50%. Isso significa uma redução muito grande nas suas atividades. A verba destinada à cultura na cidade, que já chegou a atingir 1% do orçamento, foi pro fundo do buraco”, criticou Alvarez.
As Escolas Livres de Santo André são consideradas uma referência internacional no que diz respeito à política pública do setor e tem um histórico de produção cultural muito rico, além da realização de importantes trabalhos ao longo dos anos.
A prefeitura também insiste em alocar as escolas livres, sem qualquer debate com as coordenações ou com envolvidos nos cursos, num espaço completamente inadequado às práticas ou atividades culturais das ELs.
“A prefeitura insiste num local que não tem espaço para acomodar todos e todas, não tem pé direito alto suficiente, não tem piso adequado às aulas de dança. Sem contar que a entrega já está atrasada, visto que a promessa era em maio passado”, definiu Alvarez.
O teatro Conchita de Moraes, onde atualmente está a Escola Livre de Teatro, passa por reforma e a promessa de entrega neste mês de junho de 2022 também não será cumprida, dada a atual condição que a obra ainda se encontra.