O vereador andreense Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou neste 19 de abril de 2022, Dia dos Povos Indígenas, uma INDICAÇÃO à prefeitura para que valorize e resgate a história, a memória, as tradições e a cultura desta população na cidade de Santo André.
Por ser um tema multidisciplinar, a indicação se estende às secretarias de Educação, de Cultura e à direção do Museu de Santo André para que realizem ações de sensibilização, como a gravação de depoimentos, atividades de formação nas escolas e da data 09 de Agosto como o Dia Municipal dos Povos Indígenas.
“Estamos vivendo tempos em que as terras e cultura indígenas têm sofrido diversos ataques em suas aldeias espalhadas pelo Brasil. Mas não só. Falta reconhecimento e políticas direcionadas e de proteção desta população que vive nos grandes centros”, afirmou Alvarez.
Só na cidade de Santo André são mais de 25 etnias diferentes. Entre elas Atikum, Fulni-ô, Kaikang, Kariri-Xocó, Kambiwá, Kanela, Kayabi, Kaimbé, Kalabaça, Muiramomi, Pataxó, Pankararu, Pankararé, Pankaraí, Tabajara, Tupi, Guarani, Tuxá, Truká, Xukuru-kariri, Kariri, Xavante, Tremembé, Tapebapovos Carijó, Muiramomin.
Alvarez já apresentou outras proposituras sobre o tema como a inclusão do ensino da cultura e da história indígena nas escolas, vetado pelo prefeito Paulo Serra, e a realização de um censo desta população na cidade para o mapeamento e o direcionamento de políticas públicas relacionadas.