Foto Angelo Baima/PSA
O prefeito Paulo Serra encaminhou um projeto de lei à Câmara de Santo André em que na prática terceiriza a gestão da saúde na cidade com a reorganização da Faisa, Fundação de Assistência à Infância de Santo André.
A proposta tucana altera desde o nome, que passaria a se chamar Fundação de Assistência Integral à Saúde de Santo André, até a natureza jurídica e as suas competências para transformar a fundação numa autarquia da gestão da saúde pública.
Segundo o documento protocolado, a reestruturação “ será possível por meio de fundação governamental destinada especialmente a cuidar da rede pública da cidade de Santo André, envolvendo todas as unidades de atenção básica, atenção especializada, urgência e emergência, CHM (Centro Hospitalar Municipal) e Hospital da Mulher.”
“Na prática o governo Serra está terceirizando toda a gestão da saúde sem qualquer discussão com a sociedade e em meio a uma pandemia. Mais do que temeroso, o projeto é absurdo neste momento de crise sanitária”, declarou o vereador Ricardo Alvarez.
Atualmente, o gerenciamento da saúde de Santo André é dividido com a FUABC por meio da Faculdade de Medicina ABC. O atual secretário de Saúde, Márcio Chaves, hoje acumula o comando da secretaria com a presidência da Faisa.
Conheça a íntegra do projeto AQUI
Audiência pública
O vereador Ricardo Alvarez protocolou a realização de uma audiência pública para discutir o tema, que acontece no dia 16 de agosto e tem como convidados todos os vereadores e vereadoras, o secretário de Saúde, Márcio Chaves, e representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Sindicato dos Servidores.
O evento acontece a partir das 19h e pode ser acompanhado pelo Youtube do vereador no endereço http://bit.ly/YoutubeRicardoAlvarez e as perguntas precisam ser enviadas para o email eventos@cmsandre.sp.gov.br.