O mandato do vereador Ricardo Alvarez fez uma indicação à prefeitura de Santo André, a pedido da comunidade cultural, para recuperar o antigo casarão destinado às atividades da EMIA Aron Feldman, que fica no Parque Regional da Criança, no bairro Jaçatuba.
A Escola Municipal de Iniciação Artística realiza um importante trabalho de desenvolvimento das aptidões de seus alunos e alunas, possibilitando aprendizado para crianças, jovens e suas famílias em diversas linguagens artísticas. Além da inclusão social e do sentido de pertencimento e resgate da autoestima para cada participante.
Uma comissão de professores-artistas redigiu uma carta no mês de junho em que apontam diversos retrocessos e desmontes promovidos pela prefeitura, como a queda acentuada nos investimentos na escola, em especial nos últimos seis anos. Outra crítica é a falta de diálogo e de processos democráticos na escolha do corpo docente.
E ainda a redução na oferta de oficinas e valor dos contratos com professores-artistas, por conta do menor orçamento destinado à escola, e o atraso no início do ano letivo, o que inviabiliza o desenvolvimento de um plano pedagógico, entre outras.
Vale lembrar que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acesso à cultura é um direito fundamental garantido às crianças há mais de 30 anos. Logo, diversificar as referências culturais e priorizar o contato com o mundo das artes na infância é crucial para a liberdade e o desenvolvimento do ser.
Tal solicitação tem como objetivo garantir a recuperação das dependências do casarão e das atividades artísticas, além de valorizar os profissionais, alunos e alunas e garantir o direito à cultura e à efetividade do exercício constitucional.