Em iniciativa inédita do vereador Ricardo Alvarez, a Câmara de Santo André fará retransmissão simultânea da audiência pública sobre a poluição que atinge o entorno do Polo Petroquímico e acontece na Câmara dos vereadores de São Paulo na próxima quinta, dia 29 de abril.
O requerimento de audiência pública conjunta foi aprovado em sessão do legislativo andreense no último dia 15 de abril. Em contato com o vereador Alessandro Guedes (PT), vice-presidente da comissão de Meio Ambiente e autor da audiência na capital paulista, Alvarez já confirmou presença no evento.
“É uma iniciativa muito importante neste momento de agravamento da poluição na região no entorno do Polo. Não somos contra as empresas, mas as regras ambientais têm que ser cumpridas para que não haja um problema maior para a nossa população”, afirmou o parlamentar andreense.
Participam ainda da audiência, ambientalistas, representantes da Cetesb, representantes dos moradores da região e do Polo Petroquímico. Além da médica endocrinologista Maria ngela Zaccarelli Marino, que estuda casos de tireoidite crônica, provocada por fatores ambientais.
O Polo Petroquímico do ABC fica na região do Capuava, na divisa das cidades de Mauá e Santo André e funciona desde a década de 1970. A iniciativa da audiência surgiu a partir do aumento das reclamações por parte dos moradores da região que vem sofrendo com o aumento do pó preto que tinge as casas e tem trazido problemas de saúde ao longo do tempo.
Audiência Pública da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente da Câmara de São Paulo
Tema: Efeitos da poluição e contaminação do Polo Petroquímico do Grande ABC nos bairros São Rafael, Rodolfo Pirani, Jardim Elizabeth, São Francisco, São Mateus e outras localidades.
Data: quinta-feira, 29/4, às 10h
Audiência virtual pelo Youtube da TV Câmara de Santo André e pelo site da CMSA.