A nossa campanha eleitoral foi construída de forma democrática e coletiva, a partir de muitas mão e ideias. Consideramos a participação de todas e todos como elemento central na conquista de uma cadeira ao legislativo andreense.
Nesse sentido, a composição do corpo de assessores foi o resultado desse trabalho político eleitoral, a fim de atender determinados requisitos político-partidários e de encaminhar as lutas e demandas que se apresentaram.
Estabelecemos critérios que nortearam a escolha dos nove assessores e assessoras, sendo oito com a livre escolha do vereador e mais uma secretária da carreira da Câmara. São eles:
01. filiação ao PSOL – que pressupõe a defesa de nossas bandeiras partidárias;
02. paridade de gênero – somos 5 mulheres e 4 homens;
03. diversidade etária – relação com diversas linguagens;
04. atendimento às demandas do mandato – capacidade de organização e encaminhamento;
05. experiência legislativa – ter vivenciado o ambiente da Câmara;
06. atuação política – estabelecer relações com pessoas, entidades e movimentos;
07. participação em eleições – contato com eleitores, suas demandas e posicionamentos políticos;
08. militância em movimentos – experiência como articulador político;
09. trabalho no setor público – conhecimento da máquina e suas engrenagens;
10. trabalho com comunicação, sites e redes sociais – exposição das ações políticas;
11. militância jurídica – encaminhamento das ações junto ao MP, poder judiciário e defesa do mandato;
Sendo assim, apresentamos a assessoria que compõem o nosso gabinete na Câmara Municipal:
Alberto Canuto
Advogado graduado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, atuante nas áreas política e eleitoral, foi assessor do vereador Ricardo Alvarez de 1998 a 2001 e do deputado federal Ivan Valente de 2003 a 2019.
Bárbara Krauss
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, atuou na comunicação do PSOL Nacional e em campanhas de deputados e vereadores do partido entre 2018 e 2020. Atua como divulgadora cultural de literatura nas redes sociais.
Cláudio Palácio
Militante de esquerda desde os anos 1980, de direitos humanos e fundador do PSOL. Foi assessor parlamentar nos dois mandatos do vereador Ricardo Alvarez em Santo André de 1997 a 2004 e diretor do Grupo Tortura Nunca Mais. Autuou no conselho fiscal da Fundação Santo André entre 2003 e 2004.
Elena Maria Rezende
Socióloga, gestora e educadora ambiental, mestre em planejamento participativo digital, militante de movimentos ambientais de Santo André e da região do ABCDMRR e militante do movimento de mulheres.
Lucas Boin
Lucas Boin é estudante de políticas públicas da UFABC, diretor de políticas educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), militante do PSOL Santo André e assessor do vereador Ricardo Alvarez na Câmara Municipal de Santo André.
Rodrigo Pinto
Jornalista graduado em 2001 e repórter-fotográfico com atuação na imprensa da região do ABC. Filiado ao PSOL, atuou na campanha do vereador Ricardo Alvarez na última eleição e é um dos organizadores do Festival Analândia – Cidade Fotográfica, no interior do Estado de São Paulo.
Roseli Querodia
Graduada em Tecnologia e Recursos Humanos, atuou na Defesa dos Direitos Humanos com foco na violência intra-familiar (Mulheres, Crianças e Adolescentes). Militou em movimentos sociais voltados à defesa dos mais vulneráveis, em especial a violência doméstica, e foi conselheira tutelar por 8 anos.
Silvia Castiglioni
Educadora, pedagoga, historiadora, militante dos Direitos Humanos, conselheira tutelar entre 2016 e 2020, Promotora Legal Popular e Gestora de Pessoas. Coordenou projetos sociais no Instituto Evolucionista em Santo André. Coordenadora do Fórum de Conselheiros e Ex-Conselheiros dos Sete Municípios.