A administração Paulo Serra acaba de aprovar na Câmara, em sessão virtual e sem participação popular, o escandaloso PL 25/2020, que entrega o terreno público da UBS Vila Guiomar para uma escola privada. Foram 14 votos a favor e 6 contrários.
Tanto a prefeitura quanto a Câmara ignoraram a pressão popular, que clamava pelo arquivamento do projeto, a fim de evitar a extinção do espaço que hoje atende a população daquela região.
O projeto é uma invenção do prefeito Paulo Serra, em acordo com um empresário da educação. Sequer chamamento público foi realizado e nem mesmo os conselhos municipais foram consultados sobre a viabilidade e interesse público do projeto.
Um parecer técnico produzido pelos setores Jurídico e Financeiro da própria Câmara apontou irregularidades no projeto, que na prática, troca um espaço de 3,2 mil m2 – com o prédio da UBS funcionando – por por um terreno vazio de 960 m2. Um prometido projeto de reconstrução da UBS nem foi apresentado.
O curioso é que, apesar da proximidade entre os imóveis, o terreno particular, que é bem menor e está vazio, teve o metro quadrado avaliado em R$ 3.200. Já o terreno da UBS – com prédio construído e funcionando – foi avaliado pela prefeitura pela metade desse valor, R$ 1.600 o metro quadrado.
Vale lembrar que o prefeito Paulo Serra fechou 7 unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade, com a desculpa de reforma. Mas quer entregar a UBS Vila Guiomar alegando que o equipamento é antigo.
A pergunta que não quer calar é: a quem interessa a aprovação desse projeto, prefeito?
A nossa luta em defesa da UBS Vila Guiomar não acaba aqui. Estamos junto da população, que é quem vai sofrer as consequências da gestão Paulo Serra, que coloca o interesse privado acima do interesse público.
Acesse neste link o processo da UBS Vila Guiomar na Câmara Municipal.