A Câmara de Santo André aprovou em primeira votação o projeto de lei do vereador Ricardo Alvarez (PSOL) que reconhece os POTMAS, os Povos Tradicionais de Matriz Africana e as comunidades por eles formadas. 

O projeto, que tem previsão de entrar em segunda votação na próxima terça-feira, 16, também torna as práticas e os saberes ancestrais desta população como patrimônio cultural de natureza imaterial. 

De acordo com o PL, os POTMAS “não se constituem em uma unidade homogênea, mas em uma diversidade integradora” e a sua “relação com o sagrado é um dos elementos que constituem a complexa dimensão do conceito…” 

“A palavra que sintetiza esse momento é reparação! É o reconhecimento das nossas tradições dentro do contexto do holocausto da escravidão. A aprovação desse projeto traz luz a todo o processo por reparação histórica”, afirmou Iyálòrísá ADRIANA d’ Omolu. 

“É uma grande alegria porque foi um projeto construído com várias lideranças do movimento negro do ABC. Acreditamos na aprovação definitiva na Câmara semana que vem, uma vez que foi aprovado em primeira por unanimidade”, comemorou Alvarez. 

 

 

Novos requerimentos rejeitados em plenário: