O mandato do vereador Ricardo Alvarez em parceria com o deputado federal Ivan Valente, ambos do PSOL, realizam neste sábado, 2 de julho, um debate sobre os efeitos perversos do chamado homeschooling ou educação domiciliar.

O evento acontece no auditório da Câmara Municipal de Santo André, a partir das 15h, com a participação das professoras Ana Scott, da Universidade Federal do ABC, e Rosa Delgado, da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo.

“A tentativa de implementação deste método, que vai contra o direito das crianças e adolescentes garantido pela Constituição de frequentar a escola, é parte do desmonte da Educação patrocinado pelo governo Bolsonaro”, afirmou o vereador, que lecionou por mais de 30 anos.

A realização do debate busca esclarecer os impactos que esta modalidade de ensino pode trazer a curto, médio e longo prazo na vida das crianças, adolescentes e responsáveis, que hoje têm a obrigação de manter seus filhos matriculados no colégio.

O projeto, que atualmente tramita no Congresso Nacional e foi apresentado pelo governo federal, retira a obrigação de manter alunos em ambiente escolar e autoriza que as crianças sejam “educadas” apenas em casa, sem frequentar a escola.

O projeto de lei chegou para apreciação no Senado Federal após a aprovação na Câmara dos Deputados em maio de 2022, o que tem sido alvo de diversas críticas por parte das entidades do setor educacional.

“É um erro restringir o contato entre as crianças e os adolescentes. O ensino em ambiente escolar vai além da grade curricular exigida pelo MEC. Na escola aprendemos a conviver socialmente, o que nos faz perceber e aceitar as diferenças que existem entre nós. É também uma forma de inclusão”, explicou Alvarez.

Serviço
Debate sobre os impactos do homeschooling na educação
Sábado, dia 2 de julho, às 15h
Auditório da Câmara Municipal de Santo André
Praça VI Centenário, 2, Centro
Com a presença das professoras Ana Scott (UFABC), Rosa Delgado (rede municipal SBC), do vereador Ricardo Alvarez e do deputado federal Ivan Valente