O vereador Ricardo Alvarez apresentou um requerimento ao Presidente da República e aos ministérios da Educação e da Economia para cobrar a liberação urgente do orçamento da UFABC e a reposição dos 18% perdidos em relação ao orçamento do ano passado para a universidade.
Até o momento, apenas 40% da verba federal destinada ao pagamento das contas básicas, como água, luz, internet e limpeza, foi liberada e a possibilidade de interrupção das atividades em 2021, quando a instituição completa 15 anos de existência, pode acontecer a partir do mês de junho.
“O pior é que esse não é um problema apenas da UFABC. Mas de todas as 69 universidades federais brasileiras. Estou solicitando o apoio de todos os vereadores e vereadoras porque a UFABC é um grande patrimônio aqui de Santo André e não podemos permitir que as suas atividades sejam paralisadas”, afirmou Alvarez. “É inadmissível a condição de caos que o governo Bolsonaro tem imposto às instituições, sobretudo às de ensino”, completou.
A UFABC nasceu a partir de uma demanda regional de qualificação profissional e a criação da sua lei prevê uma instituição que tem como objetivo ministrar educação superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária na região do ABC.